sábado, 20 de dezembro de 2008

Saladas maravilhosas em tempo de natal e férias de verão







Em tempos festivos, é bem normal a gente sair da linha, também pudera.... chester temperado com chutney (vou postar isto outro dia aqui com direito a foto, inclusive), lombo temperado, rabanadas, tortas maravilhosas, Peru recheado e farofas deliciosas, quem consegue não comer tantas delícias, um tender bem feito então é irresistível, bem como tantas sobremesas de tirar o folêgo e fazer a culpa vir à galope, haha!

Pensando nisto, vou postar hoje sobre saladas maravilhosas e suas devidas receitas. Aos amigos que querem chegar no verão, enxutérrimos, afinal, ninguém quer fazer feio ao ir para a praia não é mesmo? Ou pelo tentam ser disciplinados como eu.
A primeira foto é da Salada natalina, uma delícia e fácil de fazer:
Vamos lá?

Ingredientes:
1 Alface americana
1 maço de radicchio
1/2 maço de espinafre ( que pode ser substituído por rúcula ou para quem preferir, agrião, isto vai do gosto do freguês.
2 figos grandes e maduros.
1 xícara chá de castanha de caju moída ( aqui vai uma dica: geralmente, castanha de caju já móida é cara, então, compre um pouco da comum mesmo e passe no processador ou dê leve batidas no liquificador,fica igualzinha.

Molho:
1/2 xicara de azeite de oliva extra virgem
3 colheres de caldo de limão ( ou vinagre para quem preferir).
Sal e pimenta do reino à vontade.
Modo de fazer:
Lave bem as folhas das verduras. Escorra e deixe secar bem (para quem tiver, tem a centrífuga da Tapeware, que é ótima por sinal, tira toda a água das folhas).
Monte a salada, colocando primeiro as folhas de alface, depois o radicchio e o espinafre (rúcula ou agrião, ou se preferir , coloque todas estas folhas juntas). Distribua as frutas em rodelas e povilhe com castanha de caju. Para o molho, misture todos os ingredientes e regue à vontade
A segunda foto, é da salada Caprese. Simples e fácil de fazer, além de ser de pouca caloria, ela fica linda, elegante, bem propícia ao momento natalino.

Ingredientes:
1 maço de alface lisa
2 tomates caquis maduros sem pele
1 maço de folhas de manjericão
4 bolas de queijo mussarela de búfala grandes

Molho:
Azeite de Oliva extra virgem, orégano, soyo, limão, sal e pimenta do reino móida na hora.
Modo de fazer:
Lavar e secar as folhas de alface. Tirar as peles dos tomates e cortá-los em fatias uniformes. Montar as folhas de alface em uma travessa de servir formando um leito. Dispor os tomates por cima, colocar sobre cada rodela de tomate uma fatia de queijo e em cima do queijo, as folhinhas de manjericão. Pode ser feita com antecedência e guardada na geladeira com papel filme. Na hora de servir, misturar os ingredientes do molho e colocar por cima.

A terceira foto é da salada tropical , eu a servi no jantar da D. Kátia, fica muito bonita e também é fácil de fazer:

Ingredientes:

1 maço de alface americana
1 maço de alface roxa
1 maço de alface lisa
1 maço de rúcula.
2 mangas tommy
150 gramas de tomate cereja,
1 vidro de palmito
250 gramas de azeitonas pretas
250 gramas de azeitonas verdes
1 caixinha de uva passa verde ou
150 gramas de damascos bem picados.

Modo de fazer:

Lavar e secar as folhas de alface. Cortar os tomates e cortá-los ao meio. Montar as folhas em uma travessa de servir formando um leito. Dispor os tomates por cima, colocar sobre as folhas a rodelas de mussarela de búfala por cima os tomates cerejas e as folhinhas de manjericão, como se fossem bolinhas de natal, cortar as mangas em tiras e fazer desenhos com estas, no centro, colocando uma rodela de queijo duas metades do tomate cereja e uma folha de manjericão para complementar e em volta deste desenho as fatias de manga com se fosse o sol, o que sobrar pode ser espalhado na salada, por último coloque as passas, o palmito já cortado e as azeitonas pretas e verdes.

Molho:

Azeite de Oliva extra virgem, pimenta rosa, limão, molho soyo. Fica uma delícia.
Espero que todos que passarem por este blogger, possam aproveitar.
Beijos, bom apetite e até a próxima!






2 comentários:

BETO disse...

Hummm Cris, que delícia de saladas. E olha que agora estou precisando de receitas light para a minha RA.
Ótimas sugestões, já estão anotadas.
Bjs.

Tiago Lopes disse...

belo blog parabens,