quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Como tudo começou...








Como eu havia prometido, na postagem anterior, vou colocar aqui as tão prometidas fotos do meu primeiro jantar.
Agora, vou contar como virei Personal Gourmet. Eu já vinha insatisfeita com algumas coisas, sou uma pessoa naturalmente bem dinâmica, até o sono é diferente do resto de muitos de meus amigos...haha! Fico plenamente alerta, com algumas horas de sono, três a quatro horas e parece que dormi 8/9 horas seguidas... é do meu organismo.

Como sou uma pessoa que gosta de fazer várias coisas ao mesmo tempo, a mente é bastante produtiva, eu queria algo novo na minha vida. Algo que pudesse aliar prazer à rentabilidade. E começou quase como uma brincadeira, uma amiga tem uma lachonetezinha no que podemos chamar de "bairro", próximo daqui... ela estava bem ocupada com algumas coisas e me pediu que eu fizesse uma de minhas mousses para ela. A lanchonete é especializada em solteiros, as mousses fizeram tanto sucesso, que viraram contrato exclusivo.

Comecei fazendo 100 (só para ver se tinha saída), dali a duas semanas eu estava fazendo 250, hoje são 350 semanais, de potes de 250 gramas, haja chocolate! Acho que é por ísto que eu não tenho comido mais sobremesa, é...alguns dizem que não, mas quando você cozinha, alguns dos pratos que você faz, acaba enjoando e eu não sou de experimentar nada, pode parecer presunção, mas sei se está bom de tempero e de sal só pelo cheiro. Tenho um paladar muito apurado e sei dizer com exatidão vários temperos de muitos pratos. Enfim, estava ali começando o talento para cozinha. Eu sempre tive muito talento em outras coisas também, como artesanato, pintura em tela, tecido, trabalhei muito com materiais como E.V.A, principalmente mosaico. E se um dia eu tiver oportunidade, coloco as fotos aqui também.

Bem, aí comecei a pensar: "Porque não fazer comida congelada e sobremesas para solteiros". Fui à fundo, pesquisei, fiz alguns cursos para me aprimorar, passava horas na internet vasculhando tudo, como era feito, outros bloggers (foi assim que encontrei o Beto, do passo a passo), enfim... pessoas que puderiam me ajudar a ser criativa e a elaborar um cardápio. Que aliás, está precisando de ser trabalhando para ficar bem mais profissional... até este blogger também.

Vamos ver quando eu voltar das férias com as crianças, se ponho a mão na massa, já que os meses de janeiro e fevereiro, pelo menos aqui em Brasília, são "mortos", para o meu tipo de trabalho. Brasília, nesta época costuma ficar vazia, então vou aproveitar para passear com os filhos.

Depois de pesquisar bastante, fui até a UnB, falei com alguns amigos meus que estão estudando lá e fui literalmente adiante com o meu projeto, comida para solteiros. O segundo passo foi investir em publicidade (hahaha!) .... é isto aí, eu tinha que chamar atenção, fiz uma camiseta escrita: "você tem fome de que ?" E fui para o parque da cidade, onde há muitas pessoas caminhando e fui panfletar, é... é isto aí....rs, com a cara a coragem, a camiseta e meu melhor sorriso. E esperei para ver o que acontecia. No panfleto, tinha escrito todos os serviços que eu prestava, bem como algo importante, eu entregava aonde a pessoa estivesse.

E de repente, da noite para o dia, meu celular não parou mais de tocar, tenho fiéis 28 clientes, 8 deles estudantes da UnB e o restante no Sudoeste. Tenho alguns clientes bem jovens e idosos também, que me contratam para fazer comida para eles semanal, quinzenal e mensal. É um barato, tem cliente de todos os tipos. E o interessante, é que eles gostam do fato de eu entregar e de eu ir lá cozinhar.

O meu primeiro jantar, foi um aniversário de casamento de 10 anos da minha psicóloga. Foi o meu primeiro grande teste, mesmo porque, foi da noite para o dia... nos encontramos e compramos o que ela ia precisar, decidimos fazer massas.... fetuttini com três molhos diferentes, consegui uma pessoa que fizesse o bolo da noite para o dia, foi fantástico e assustador...

Fantástico, porque deu tudo certo, apesar do nervoso da Dra. Patrícia e assustador porque peguei Rotavirose neste dia, imagine, fazer um jantar para 30 pessoas, tendo uma noite rainha... ainda bem que eu tinha profusões de tocas e de luvas cirúrgicas. Mas fiquei bem ruim, bem mesmo... mas consegui levar o jantar até o final e claro, só avisei a minha cliente quando eu não tinha mais condições mesmo, sequer de ficar em pé. Isto porque no dia seguinte,eu tinha um pudim para ser feito para o domingo.... é muita vontade de cozinhar e muito profissionalismo não é? Ou seria loucura mesmo? hahaha!

Rebecca uma amiga de saídas para comer sushi, me indicou para várias pessoas, entre elas, Dona Kátia,que queria alguém que ensinasse para a empregada dela, como fazer alguns pratos, dei algumas aulas e hoje, até onde eu sei Edna tem aplicado muito bem as aulas que ministrei na cozinha e é uma das melhores auxiliares que eu poderia ter.

E o meu segundo pequeno jantar, aconteceu no dia 6 de dezembro e foi um sucesso! O prato principal foi bobó de camarão, fiz filé mignon para quem não quisesse camarão, arroz branco, salada tropical e uma de minha família, que chamei de Chilli Beans, fez o maior sucesso, principalmente por ser uma novidade entre todos os presentes.

Como entrada, fiz casquinhas de siri em barquetes ao invés de na própria casquinha e ficou uma delícia. E mousse de salaminho e de ervas com pistaches. Destas eu terei fotos em breve. Aliás, está algo que eu preciso com urgência providenciar, uma câmera digital, sendo assim, ficará mais fácil postar e mostrar as fotos dos meus trabalhos. Eu vou estar trabalhando no natal, vou fazer uma prévia do que vou fazer para a minha linda e charmosa cliente Leila e sua família, neste fim de semana. Um lombinho ao molho de ervas e vinho, salada tropical, arroz com castanhas e passas e batatas bolinhas cozidas e assadas no forno. Depois, se eu conseguir, postarei estas fotos.
Até lá!

2 comentários:

BETO disse...

Oi Cris, que legal, adorei tudo o que você fez pro jantar de sua amiga psicóloga. Ficou com um aspecto ótimo, e o cenário, a apresentação, ficou tudo muito bonito. Não tenho dúvidas que o jantar foi um sucesso. Que chic , eu tenho uma amiga personal gourmet. Se morasse aqui em Campinas faria encomendas com certeza. Bjs.

Alexandre Correia disse...

Olá Cris!

Descobri o seu blog através das Viagens da Gui e adorei. Meu trabalho é escrever. Meu hobby é cozinhar. Fiz alguns cursos com chefes famosos de Portugal, mas acima de tudo tenho um enorme gosto. As festas em minha casa sempre foram as mais participadas da família porque... todo o mundo sabia que ia comer bem. Hoje minha situação é parecida com a sua e não tem mais festas como antigamente. Mas continuo a cozinhar e a divertir-me imenso. O que mais me encantou no que li foi que hoje mesmo, esta tarde, estava confessando a minha secretária (que despediu-se e decidiu perseguir o seu sonho de cuidar de bébés) que admirava a sua coragem e que eu mesmo gostava de ser "personal gourmet" à margem da minha vida profissional actual. Acumulava as duas, como a Cris faz. Há uns anos, na ilha de São Miguel, Açores, num hotel que continuo a frequentar, ensinei o jovem chefe a fazer um bolo de chocolate que agora descobri (vim de lá há duas semanas...) é, de longe, o prato mais vendido, embora se trate de uma sobremesa. Fiquei a pensar nisso. O mês passado, estive em Angola e no hotel em Cabinda decidi ir à cozinha. Acabei fazendo um almoço completo para o bufete do hotel, com prato de carne, de peixe e duas sobremesas diferentes, onde não faltou o meu (não é meu, eu é que o faço bem) bolo de chocolate. Conto a história em asviagensdealex.blogspot.com; acredito que vai gostar de ler, como eu tenho a certeza que vou voltar aqui mais vezes, muitas vezes. Tirou-me o sono! Um beijo,

Alexandre Correia