sexta-feira, 1 de abril de 2011

E viva o physalis!!

Fiquei muito tempo sem escrever no blogger, por diversas razões, mas a principal delas era o tempo e a falta de disciplina, manter o blogger é trabalhoso, andei estudando, pesquisando, fazendo cursos que aprimorassem o meu talento.
E de tanto pesquisar e andar sumida, tenho muitas novidades, entre elas é que estou trabalhando num restaurante que eu queria a muito tempo, põe tempo nisto!! E estou adorando, mas sobre isto eu posto depois.
Neste primeiro momento, quero falar sobre a minha curiosidade eterna sobre tudo aquilo que é diferente e exótico, no mundo da gastronomia, inclusive as frutas. Entre elas, estudei a fundo a Physalis, que se não me engano em grego, signfica bexiga e a fruta é uma das coisas mais lindas que eu já vi, geralmente, até onde eu vi, usada só para ornamentar pratos e tortas. Decidi então ir até o La Palma compra-las, bem como todos os demais ingredientes e criei uma mousse de physalis, que foi um sucesso entre meus colegas do trabalho. E a geléia também é maravilhosa, assim como a compota. Fiz com açúcar orgânico. Já que estou trabalhando em um restaurante exatamente com esta proposta. Então, para aqueles que forem curiosos segue abaixo sobre esta fruta tão deliciosa: Apreciem, mas não com moderação...rsrsrs.

Physalis se apresenta


S
ou
a Physalis, uma fruta exótica ou pelo menos tenho tudo para ser considerada como tal. Sendo uma planta arbustiva, posso chegar aos dois metros de altura cultivada a céu aberto ou em estufas agrícolas. Apesar de minha popularidade no Norte e Nordeste, ainda sou novidade no Sul e Sudeste do Brasil.

Minhas frutas são delicadas, pequenas e redondas, com coloração que vai do amarelo ao alaranjado, envolvidas por uma folha fina e seca, em forma de balão. Com sabor doce, levemente ácido, sou consumida ao natural e usada na preparação de doces, geléias, sorvetes, bombons e em molhos de saladas e carnes.

Sou rica em vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de alcalóides e flavonóides. Contribuo para a purificação do sangue, diminuição de albumina nos rins, fortaleço o sistema imunológico, fortifico os nervos óticos, alivio dores de garganta e ajudo a a diminuir as taxas de colesterol. A população nativa da Amazônia utiliza os meus frutos, folhas e raízes no combate a diabetes, reumatismo, doenças da pele, bexiga, rins e fígado. Mais recentemente cientistas da Fundação Oswaldo Cruz do Ceará descobriram em mim uma substância que batizaram “PHYSALINA” que atua no sistema imunológico humano evitando a rejeição de órgãos transplantados. A Fiocruz e seus cientistas estão requerendo a patente desta descoberta.

Na fazenda no sul de Minas em meio a Serra da Mantiqueira me cultivam de forma orgânica. Sou da família das solanáceas (a mesma do tomate). Possuo sabor único, doce, ligeiramente ácido e levemente adstringente. Essa combinação faz com que eu seja muito apreciada de várias formas, em sucos, geléias, doces, sorvetes, iogurtes, compotas, sobremesas, saladas e, principalmente, “In natura”.

Estou sendo descoberta pelos amantes de vinhos como coadjuvante para degustação, especialmente por por minha característica adstringente e meu sabor diferenciado. A minha relação com o chocolate é especial. Em fondues e como recheio de bombons sou incomparável.










Physalis em formação



Fruta da Physalis madura

Nenhum comentário: