sábado, 2 de maio de 2009

Páscoa e Saúde e India


Eis me aqui de volta, com saudade de postar, com saudade de falar, com saudade de tantas coisas... tenho muitas novidades! Várias... a começar por contar, que durante este tempo de minha ausência, aconteceram muitas coisas, entre elas, precisei fazer uma cirurgia, que com mais tempo eu falarei sobre ela.

Mas por agora, vamos falar de coisas gostosas, simmmm, afinal, este blogger "alimenta"alguns de meus poucos fãs... metida eu né?

Bem, um adendo sobre a cirurgia, eu a fiz no dia 3 de abril, tive uma inflamação no que podemos chamar de "play ground" e precisei fazer uma intervenção conhecida como histeroscopia, foi super tranquilo.... essa parte foi moleza. Dureza foi ter que ficar trés dias, pensem.... três dias, sem fazer absolutamente nada!!

A cirurgia foi um sucesso, mas no segundo dia, eu já estava na cozinha da casa dos meus pais, dizendo que eu ia cozinhar de qualquer jeito!! É complicado, foi uma delicia, mas minha mãe, acho que não curtiu tanto assim, eu "invandir"a cozinha, usar os temperos, molhos, codimentos e volta e meia reclamava que estava um cheiro de "praça de alimentação'em casa, o que obviamente, eu considerei um grande elogio, eu pelo menos, adoro aqueles aromas , quase sempre de abrir o apetite até daqueles que se dizem em dieta ou em jejum.

Pois depois do segundo dia cozinhando, vi que minha mãe já estava bem amolecida, chegava me mostrando receitas, cardenos do pão de açúcar que vem com receitas da semana.

Juro que tentei ficar de repouso absoluto, mas no quarto dia, eu já estava ululante lá , impaciente de ter que ficar na cama sem fazer nada. Disse de maneira clara pra minha mãe que ela tinha que me arranjar algo para fazer, senão eu iria ter uma síncope.

Lá eu fiz, trufas de chocolate, afinal, dali a alguns dias, seria semana santa e consequentemente, a tão celebrada páscoa. Fiz empadão de frango, vários lanches, desde torta-fria, ao cachorro quente que, não sobrou para quem quisesse comer mais que dois. Fiz filé ao molho madeira, bolinhos de batata, que tem nome alemão inpronuncíavel, vou ter que perguntar ao Frank, que foi quem me ensinou, ele é de origem germânica, filho e neto de alemães.

Que por sinal, são simples de fazer, ficam deliciosos.
Aí na semana santa propriamente dita, minha mãe estava derretida, eu literalmente, assumi a cozinha dela, confesso, é paixão, nem lá me recuperando da dita cirurgia, eu deixei a cozinha. E aí, ela veio me mostrar a receita que ela queria, caprichei e claro, tirei fotos das trufas e da bacalhoada, pena que , não tirei de todos os pratos. Fiz chutney de manga, para minhas irmãs.

Aliás, um parentêse, não sei se por inspiração da novela Caminho das Índias, mas assim que fizer as receitas que a Sandrinha, nova amiga e leitora do meu blogger, vou postar as fotos inclusive do Tandoor, um restaurante indiano que eu amo de paixão em São Paulo, onde já estive por três vezes e por visitar muitos bloggers, acabei descobrindo o nosso restaurante indiano aqui em Brasília, chamado Naan, que para quem não sabe, é um pão, que lembra muito o pão folha, mas com uma espessura semelhante do pão sírio.

E por ser apaixonada pela culinária indiana, decididamente quero me especializar em cozinha oriental, eles tem uma marca que eu aprecio muito e que tem a ver comigo, sob vários aspectos, as especiarias que são utilizadas, entre outras coisas, tem um sabor quente, diferente, misterioso, que faz com que eu me sinta muitas vezes teletransportada para aquela região.

Cá entre nós, o universo da gastronomia, pode propiciar momentos de intenso prazer, descobertas, desafios e porque não dizer uma vida mais interessante, com uma alquimia diferenciada, pela criatividade, pelo conhecimento e pelo paladar.

As trufas fizeram tanto sucesso, que precisei fazer mais três centos dela, para uma festa e estou adorando ver o prazer com que meus clientes e amigos, experimentam minhas novas receitas, o prazer de agradar é único.

Uma delicia!

Um comentário:

Samanta Lemos disse...

Olá Cristiane! Fico lisonjeada por teres gostado do blog Filosofia mundana. Seja bem-vinda! E pelo jeito, já vi que temos coisas em comum, principalmente o amor pela gastronomia, afinal, também acredito que cozinhar seja uma arte. No entanto, assumo que não sou tão artista neste assunto quanto você.rs.
Grande abraço.